quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A Sopinha...


Muitas vezes os educadores que estão diariamente com as crianças em idade de creche confrontam-se com o facto dos seus meninos não quererem comer a sopa. Ou porque não gostam de "verdes", ou porque ainda se estão a habituar à sopinha em casa e na escola...
Contudo a sopa " (...) é um excelente meio para as crianças comerem legumes, pois inclui um pouco de tudo, o que a torna bastante nutritiva (...)." (
http://www.educare.pt/)
Neste sentido é muito importante existir um grande trabalho de equipa entre os educadores e a família das crianças. O papel da família neste longo percurso é muito importante e deve começar em casa. "Os pais devem incluir a sopa no início do almoço e do jantar, uma vez que as crianças precisam de modelos de aprendizagem. Se não derem o exemplo, dificilmente conseguirão que as crianças o façam." (http://www.educare.pt/)
Há que compreender sempre o que se passa com a crianças, os hábitos que tem em casa com a família, para depois se encontrarem estratégias para a criança comer bem a sopa de forma agradável, sem choros e gritos.
As crianças aos poucos perceberão que a sopa lhes faz bem e que comer sopa não é assim tão mau. Há que dar-lhes o seu tempo e compreender as razões que estão por detrás dos choros.

Sem comentários:

Enviar um comentário