segunda-feira, 10 de maio de 2010

Controlo dos Esfíncteres


A fase do controlo dos esfíncteres é muito importante e um grande passo na autonomia e independência da criança.
" O primeiro sinal de desenvolvimento do controlo da bexiga é quando a criança começa a tomar consciência da saída da urina, e pode tentar chamar a atenção do adulto, apontado para a fralda, ou mesmo verbalizando." (STOPPARD, Miriam, "Guia Completo para Cuidar de Bebés e Crianças", Porto, 2005, p.115).
À medida que a bexiga vai amadurecendo e a criança consegue reter a urina por mais tempo, poderá acontecer que após a sesta a criança tenha a fralda seca. Pode-se então retirar a fralda durante a sesta e encorajar a criança a fazer chichi antes de adormecer. Nesta fase de aprendizagem do controlo dos esfíncteres a criança não consegue aguentar a bexiga cheia nem por um bocadinho, e os acidentes são inevitáveis. Há que encorajar a criança dizendo-lhe que para a próxima correrá melhor.
É muito importante incentivar a criança a utilizar a sanita ou o bacio. Para facilitar a criança, poderá ser utilizado um redutor de sanita para crianças. Os momentos de sanita ou de bacio não devem ser muito longos para evitar que a criança se aborreça e mais tarde não queira ir.
O controlo da bexiga durante a noite é o passo mais demorado, pois normalmente uma criança de dois ou três anos não consegue reter a urina por mais de três ou quatro horas. Nesta fase não convém acordar a criança durante a noite para fazer chichi.

De acordo com a Drª Miriam Stoppard é importante:
"Elogiar a criança e incentivá-la";
"Deixar a criança impor o seu ritmo. Pode ajudá-la ao longo do processo, nas não pode acelerá-lo";
"Sugerir-lhe que use o bacio, mas deixá-la decidir";
"Deixá-la ser independente, indo à sanita ou usando o bacio, e elogiá-la";(STOPPARD, Miriam, "Guia Completo para Cuidar de Bebés e Crianças, Porto 2005, p.114).

Para facilitar este processo pode-se tirar a fralda à criança e vestir roupa mais cómoda para facilitar as idas à sanita ou bacio.

Cada criança tem o seu ritmo.
Devemos respeitá-lo e ajudar a criança nesta fase do seu desenvolvimento.

Sugestões de Livros para esta fase:

Sem comentários:

Enviar um comentário